Listen

domingo, 15 de março de 2015

Era uma vez,
em um palácio, num reino distante. Havia uma princesa, e ela era como todas as outras princesas.
Era muito amada e querida por todos do reino, e ela gostava muito de ser uma princesa.
Um belo dia um príncipe apareceu em sua janela, e subiu pela sacada dizendo que a amava,
e bem no momento em que eles estavam prestes a se beijar, BUM, uma coisa aconteceu:

A REALIDADE.

Que a realidade é bem diferente dos contos de fadas, todos já sabemos. Mas quem foi que disse que só porque é diferente que não podemos sonhar com o príncipe encantado?
Qual a garota que no fundo, mesmo que quando ainda criança não sonhou que um dia teria um amor de conto de fadas, e que viveriam felizes para sempre num castelo de açúcar? Ok, hoje em dia você pode até não gostar de rosa, ou de flores (ok, também não sou muito fã dessa), salto alto, querer casar, só sair de batom e com cabelo impecável. Hoje em dia possa ser que seus únicos amigos sejam seus fones de ouvido, seus all stars brancos ou pretos de cano alto surrados e um velho livro que você já releu incontáveis vezes.


Mas eu e você sabemos que muitas vezes isso é apenas uma máscara. Sim, uma máscara. E por favor não se sinta ofendida com minhas palavras, ambas sabemos que é apenas mais um jeito de fugir de um mundo onde todos são iguais e sem opinião. Onde a maioria é hipócrita, e finge se importar com tudo, seja com seus sentimentos, com os problemas do país ou o que for. A verdade é que no fundo mesmo, eles só se importam com o que as pessoas vão achar das suas tão belas atitudes.


Muitos não entendem o conforto em que pessoas como nós conseguem encontrar em ficar no nosso canto com fones e um livro. A realidade é a coisa mais sem graça que existe no mundo, nos livros é tudo sempre tão diferente.
Talvez seja porque o próprio autor não se sinta feliz com sua realidade e escreveu o livro como fuga dela. Um lugar onde tudo é mágico, o amores são reais. corações nunca são quebrados, amores quase sempre correspondidos, e os personagens são bonitos por dentro e por fora sempre.
E sabem porque tantas vezes nos apaixonamos por personagens de livros? Porque não sabemos muitas vezes quais sua aparência. Nos apaixonamos pelos seus ideais, o modo como ele trata a mocinha, ou luta bravamente por uma causa justa. Conseguimos nos apaixonar por personagens pelos simples virtudes que eles carregam dentro deles. Não importa se eles possuem olhos claros, ou um corpo escultural. 
E é nesse mundo que gostaríamos de viver.

Os livros podem nos tirar dessa realidade onde o que importa é a beleza exterior, que só ajuda os donos de academia, onde só o que importa é a grife de suas roupas, onde só o que importa é quanto você tem no bolso, quantos você consegue beijar numa noite. Nada de fato importante.

Acho que todo leitor que é de fato leitor se sente deslocado nesse mundo.


Mas todos os dias eu digo a mim mesmo que esse sentimento é temporário, e eu irei encontrar meu lugar em algum momento.
"Podemos ficar aqui sentados por horas falando sobre como a escola é uma merda, e que daqui a alguns anos, quem sabe quando já estivermos na faculdade tudo isso passe e estará tudo finalmente certo. Mas agora não é assim, agora somos apenas invisíveis que são humilhados todo os dias e isso é uma droga" - A mentira.
Recentemente eu estava lendo O Teorema de Katherine - John Green e apesar de suas inúmeras críticas negativas, eu gostei do livro. Ok, achei o começo realmente entediante e foram décadas para finalmente terminar o livro, mas no fim eu simplesmente o achei incrível. ATENÇÃO AS PALAVRAS A SEGUIR CONTÉM SPOILER, SE VOCÊ NÃO GOSTA PULE ESSA PARTE, AVISAREI QUANDO FOR SEGURO NOVAMENTE. E o livro começa com Colin com o coração partido, mas no fim, depois que ele vai numa viagem para lugar nenhum com seu amigo, ele encontra coisas maravilhosas no caminho. Eu me apaixonei por Colin.

Mas meu nome não é Katherine.

Mas o que me fez me apaixonar por Colin, é que ele não é descrito no livro como o cara desejado na escola ou em qualquer lugar, ele é aquele rejeitado e motivo de piadas da turma. Mas ele nunca se abalou com isso porque seu melhor amigo estava sempre lá ao seu lado. E no fim ele encontra algo totalmente incrível.

Acho que é isso que me faz ficar na minha, na minha cabeça, eu tenho fé que algo especial ainda vai acontecer pra mim. Não me importo de ficar quieta na minha lendo um livro, porque sei que se é pra ser a pessoa vai conseguir me notar seja onde quer que eu esteja.

E você que está lendo isso agora, que acha que ninguém nunca vai notar você, saiba que alguém vai notar você sim. 


Um dia iremos encontra Aquela pessoa com A maiúsculo que vai virar nosso mundo de ponta a cabeça.
Iremos encontrar aquela pessoa que viemos procurando desde que quando ouvimos nossa mãe nos contar a primeira historinha de contos-de-fadas.
Talvez ele não nos resgaste de uma torre como o Encantado da Rapunzel. Talvez ele não nos salve de um coma como o Encantado da Branca de Neve. Talvez ele não se encante conosco apenas quando nos ver linda num vestido maravilhoso como o da Cinderella. Talvez ele não nos mantenha prisioneiras como o Encantado da Bella. 
Mas uma coisa eu lhes garanto:
Ele correria ricos de uma bruxa malvada como o Encantado da Rapunzel por você.
Ele lhe procuraria em qualquer canto por mínimas que fossem as pistas como o Encantado da Branca de Neve
Ele não se importará com suas condições financeiras como o da Cinderella.
E não irá importar sua aparência se você souber quem ele é por dentro como o da Bella.

Eu espero de verdade que vocês encontrem e se apaixonem por alguém. Não alguém que vá a sua janela num cavalo branco, ou te enviar pombos correios, e que apareça a sua porta com dúzias de flores. Espero que você encontre e se apaixone por alguém que irá sempre responder suas mensagens. Alguém que nunca deixe você ir dormir pensando que você não é especial. Espero que você encontre e se apaixone por alguém que segure sua mão quando você ficar com medo ou assustada durante filmes de terror. Alguém que faça bolos de chocolate com você e faça danças idiotas pela cozinha enquanto o bolo assa. Eu espero que vocês se apaixonem por alguém que veja galáxias em seus olhos. Alguém que faça a música do seu coração bater. Alguém que simplesmente te faça sorrir. Mas eu espero também que você se apaixone com quem você grite e brigue ás vezes. Eu espero também que você chore por essa pessoa só de pensar me perder ela, que você queira sempre estar por perto, que você sinta ciúmes mas sempre na medida certa. Alguém que te beije na chuva depois de uma briga. Alguém que você fique com raiva ás vezes e peça desculpas só pelo medo de perder. Alguém que te faça perder o orgulho.
Eu espero de verdade que você encontre essa pessoa. Porque essa pessoa sim será o verdadeiro Encantado, e dessa vez na realidade.

E no fim disso tudo o problema, é que por mais que todos nós neguemos, somos apenas um grande cliché.









Acredite, seu príncipe está chegando.
- Butterfly



Nenhum comentário:

Postar um comentário